quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Laos: Luang Prabang (parte 3)


O RITUAL XAMANICO
Fomos agraciados com um ritual típico dos povos tribais do Mekong, conhecido como Baci. É praticado por um Xamã que faz uma prece aos deuses enquanto oferendas como flores, comidas e aguardente de arroz são depositadas no chão. O ritual é realizado com instrumentos musicais próprios, muito canto e palmas. É tudo muito alegre. Ficamos sentados em frente as oferendas enquanto cada membro da comunidade passava por nós, desejando felicidade e boa sorte, enquanto amarravam fitinhas de algodão em nossos pulsos. Este tipo de ritual é praticado em casamentos, batizados, despedidas e retorno para o lar. Segundo a tradição das tribos do Mekong este ritual permite que seu espirito retorne ao seu corpo, não permitindo que nenhum espirito mal se aposse de voce. Segundo nosso guia, nós não poderiamos deixar o país sem este ritual, porque provavelmente nosso espirito ficaria no Laos e outro espirito entraria em nossos corpos. O ritual termina de forma alegre com uma dança típica realizada por bailarinas locais, cujos vestuários representam os povos do baixo, médio e alto Mekong. Foi lindo! Vejam as fotos.

5 comentários:

  1. Deve ter sido mágico esse ritual....
    Mas quase não consigo acreditar no que meus olhos estão vendo....
    Carlos???
    É o mesmo que saiu daqui???
    Está dopado????
    hahahaha....
    Parabéns....tudo se transforma!!!
    beijo...estou adorando!

    ResponderExcluir
  2. Descobri porque os monges estão sempre sorrindo. ele pedem esmola e as pessoas dão. Só que no fundo os caras são ricos porque é tudo de ouro. e eles ainda devem controlar as ações de compra e venda de incenso na bolsa de Londres.
    Agora sério: a cachoeira é linda mesmo. e vocês viram a roda de samsara pintada no muro da casa? O Buda mandava pintá-la nos muros da cidade para que o povo indiano pudesse compreender através das imagens, já que nem todos tinham estudos.
    Outro detalhe: nunca vi o papai usando sequer uma fitinha do Senhor do Bonfim, que dirá a fitinha do Senhor Xamã. Achei o máximo, vocês foram abençoados e com certeza é melhor voltar pra casa com o mesmo espírito. Já pensou se um espírito de porco aproveita o espaço o vazio?

    ResponderExcluir
  3. hahaha...
    depois desses dois comentarios, não tenho mais nada a falar...
    parabéns pela experiência
    Valeu...
    deve ter sido muito bom.
    o que sera que nos espera no próximo ???
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Me atrasei um pouco nesta viagem. Não extraí nenhum ciso mas estou "naquela semana".
    E foi bom ver vcs quase flutuando em Prabang (já estou intimo).
    Nada que ver com Torre Eiffel, Times Square ou Café Del Mar ... tudo bem diferente esse passeio né?
    Não sei se viveria por aí pois já estou infectado, mas sem dúvida já está em minha lista do que fazer antes de ...
    As fotos da Raquel continuam ótimas e vcs parecem em lua de mel ... que bom.
    Comentarios:
    - Carlos deve estar mesmo na seca. Até aquela garrafa com cobra ele está "bebendo" com o olhos;
    - E aqueles engradados em cima do barco? encomenda particular?
    - a Raquel estava tão compenetrada no ritual que ainda estou na dúvida quem era "da comunidade" ... acho que a que tem cabelo mais claro;
    - verdade Bruno: nunca usou uma fitinha do Bonfim! Agora vai ter que esperar aquele laço branco romper para seus desejos serem cumpridos. Li na internet que eles usam um óleo milenar para aumentar a durabilidade. Haja espíritos.
    Bom, fico por aqui ainda com saudades dos elefantes (não ia ter outro passeio neles?).
    Bjs

    PS: Sei que aqui não é o lugar, mas dou uma notícia boa já que todos estão viajando numa boa: RECEBI ALTA DA QUÍMIO!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Meus queridos alunos, estava há 1 semana sem entrar devido a correria da minha vida no Rio de janeiro!!! Diferentemente do cotidiano do povo dai q não devem nem imaginar o q seja isso rsrs
    Estou encantada com as fotos e não poderia deixar de comentar sobre a cachoeira (como me emociona essa tal de Natureza!!!)
    Estou mto feliz de poder acompanhar vcs nessa viagem e poder aprender um pouquinho com esses lugares!!!
    Só p vcs saberem continuo acordando as 6h ta bom!!?? rsrs
    Beijão e continuem se divertindo

    ResponderExcluir