domingo, 22 de fevereiro de 2009

Cambodia: Siem Reap


UM MERGULHO NO TEMPO NOS TEMPLOS DE ANGKOR


Inscrições gravadas nas pedras, datam dos séculos IX até XIII e são em Sanscrito. O idioma Khmer possui palavras provenientes do Sanscrito, talvez por isso as inscrições estejam relacionadas ao Hinduismo e ao Budismo. O Sanscrito veio com os viajantes indianos que vendiam seus produtos aos khmers. 1.200 inscrições em Sanscrito e Khmer já forma encontradas na cidade, alguma das quais foram traduzidas. Angkor significa cidade capital e é um dos termos do idioma Khmer para palavra em Sanscrito "Nagana" que significa cidade. O nome Angkor Wat significa "Cidade que é um templo"e Angkor Thom, "A Grande Cidade".
Oculto durante séculos nas selvas do Cambodia os Templos de Angkor, mostram aos visitantes o explendor da arquitetura Khmer, que alcançou seu auge com Angkor Wat e Angkor Thom. No ano de 1.860. o naturalista frances Henri Mouhout descobriu nas selvas do Cambodia a legendária capital do império Khmer, cidade que ficou escondida na selva durante cinco séculos. Os templos de Angkor ocupam uma superfície de 402 km2 ao oeste do Cambodia, em Siem Reap.
O reino de Angkor começou a florescer no século IX (802-850), quando o Rei Jayaverman II, criador do império Khmer, e seguidor do deus Shiva, ordenou construir um enorme templo que representasse o monte Neru, a morada sagrada dos deuses. Entre 1.113 e 1.150, foi construido Angkor Wat, com o trabalho braçal e artístico de 100mil homens, durante 37 anos. Até o ano de 1.215, foi edificado o magnífico templo de Angkor Thom. No ano de 1.430, o Reino de Sian (Tailandia) invade o país, e o povo abandona suas terras, fundando uma nova capital Phnom Penh, atual capital do Cambodia. Em 1.992, a cidade de Siem Reap foi declarada como Patrimônio Cultutal da Humanidade. Visitamos fascinados estes dois magníficos templos. O Terraço do Rei Leproso, o Terraço dos Elefantes e o Templo Budista de Bayon com suas 54 torres decoradas com mais de 200 gigantescas caras de pedra. E, o maior monumento religioso do mundo - Angkor Wat - rodeado por um muro que simboliza os limites do mundo e decorados com baixo-relevos, e um fosso que representa o oceano cósmico. O grande santuário está no centro do Templo decorado com milhares de "Apsaras", as bailarinas celestiais. Visitamos também as ruinas de pequenos templos no meio da selva, e uma vila muito pobre, onde as crianças ficaram felizes com biscoitos, balas e doces, que distribuimos, comprados com apenas R$ 3,00.
Mesmo contra a minha vontade, mas a guiza de informação, quero comentar sobre um tempo de obscurantismo que com o acender das luzes, mais de 2.000.000 de pessoas haviam sido assassinadas. A Organização chamada Khmer Vermelho, um regime comunista ao estilo de Mao, tentou transformar o país e seu povo em uma sociedade agrária com um total desrespeito à condição humana e no menor período de tempo possível. O homem por tras desta cena foi conhecido como Pol Pot (o irmão número um). Ele e seus "irmãos" aterrorizaram a população de 1.975 à 1.979. Pol Pot jamais foi levado a um tribunal de crimes de guerra, e morreu dormindo em 1.998. O regime militar, instalou seu quartel general no Templo de Angkor Wat, permanecendo por 2 anos como residência oficial ( The Cambodian Daily, 2.005, Magazine of Documentation Center of Cambodia,2.000,2.008). O resultado disso é uma sociedade traumatizada, com 1/4 de sua população torturada e assassinada. O Khmer Vermelho, tornou o país em um imenso campo de concentração, evacuando cidades, banindo o comércio e religião, e exterminando o sistema educacional e a infraestrutura do país. Após anos de atrazo, o Tribunal de Crimes contra a Humanidade, inicia seus trabalhos em 2.007. Somente agora em 18/02/2009, inicia-se o julgamento, por uma Corte Internacional, do chefe do serviço secreto de Pol Pot (Herald Tribune, 18/02/2009).
http://picasaweb.google.com.br/Raquel.S.Pacheco/SIEMREAPCAMBODIA?authkey=EicfrwbKX_8#

5 comentários:

  1. Mesmo antes de vcs sairem do Brasil, eu ja estava esperando por essas fotos.
    Não sei o que dizer, estou embasbacado...
    Impressionante !!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, na minha opinião, a parte mais fantástica de toda a viagem...
    É impressionantemente lindo....e é muio bom a aula de história que estamos tendo!
    Algumas perguntinhas:
    - o que a Raquel está catando no chão junto com aqueles jovens monjes?
    - fiquei impressionada com as crianças - tão pobrinhas né? Mas são lindas e com sorriso nos rostos. Mas uma dúvida, porque todas as casas são no alto? Por acaso ali anche em alguma época do ano?
    - Ahhh...fantástica aquela árvore heim....qts mil anos???
    - queria saber o porque do lenço/pano no percoço que os dois estão usando e também o guia....tem algum significado especial?

    Fantástico...fiquei maravilhada com a grandiosidade do lugar, os desenhos nas pedras, os rostos gigantes...nossa lindo de morrer!!!
    bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. DEPOIS DO BUG NO BLOG ... só pra ficar registrado no histórico.
    ########################################

    OLHA NÓS AQUI MINHA GENTE! caso vcs não saibam, e não devem saber mesmo, estamos em pleno Carnaval.

    Realmente impressionantes estes templos.
    Os tamanhos impressionam.
    As portas e portões são fantásticos.
    Um barato as esculturas entalhadas nas pedras.
    Sim, tb achamos fantástica aquela árvore.
    Enfim, sem querer fazer propaganda do MasterCard, este passeio não tem preço!
    ... ou tem ???? :)
    Até porque vcs parecem continuar em plena lua de mel segundo o olhar apaixonado de ambos em uma das fotos.

    Bom, as fotos continuam ótimas mas pena que não tem (sem acento) cheiro nem som ... :)
    E agora, onde estão?
    Bjs e divirtam-se muito nesta reta final.

    PS: ontem Lindinha esteve aqui e viajou pelo blog. Estava atrasada pois andou gripada(já está bem) e não vinha aqui há mais de 10 dias.
    Ficou uma hora babando as fotos e ficou maravilhada. Manda muitos beijos.

    ResponderExcluir
  4. FANTÁSTICA!!! estou impressionada com essas ultimas fotos!!! fecharam com chave de ouro...
    o q é a foto do por do sol, nao sei se é a Raquel em q está numa posição em q o sol está entre as pernas...MARAVILHOSA... Nossa vcs estão de parabens pela viagens e obrigada por participar dela c vcs.
    Bjs saudosos e Boa viagem de volta...Tenho MUITAS perguntas qdo chegarem.

    ResponderExcluir